TikTok na Advocacia
Por que você deve ficar atento a essa rede social?
Em 2019 o TikTok se tornou a quarta maior rede social do mundo, em número de usuários, segundo estudo da Infobase Interativa.
O TikTok se tornou o aplicativo mais baixado do mundo durante o primeiro trimestre de 2020, de acordo com a fonte App Annie, atingindo a marca de 2 bilhões de downloads.
No Google, as buscas pela plataforma cresceram mais de 600% no período de março a julho de 2020.
Mas afinal o que é TikTok?
O TikTok é uma rede social onde você pode produzir e compartilhar vídeos curtos, de 15 a 60 segundos e com muitos recursos de edição.
Assim como em outras redes sociais, no TikTok também é possível seguir o perfil de outra pessoa, interagir, curtir e compartilhar conteúdo. Aliás a rede incentiva muito o compartilhamento para outras redes, inclusive para o WhatsApp.
Qual é o Público do TikTok?
O TikTok atraiu muito o público jovem desde a sua chegada, segundo o site The Next Web, cerca de 66% de seus usuários têm menos de 30 anos.
Isso pode mudar ao longo do tempo, mas podemos afirmar que hoje o público do TikTok é formado por jovens.
Quais os diferenciais do Tik Tok?
Certamente o Algoritmo do TikTok é um diferencial.
Quando você cria um perfil você tem acesso a duas abas, a aba “seguindo” e a aba “para você”.
Na aba “seguindo” obviamente você vai ver somente os conteúdos das pessoas que você escolheu seguir.
Já na aba “para você”, o algoritmo mostra conteúdos, que baseado no seu comportamento ele entende que você vai se interessar, porém segundo o TikTok o sistema de recomendação é baseado no conteúdo e não necessariamente no criador. Além disso, a ideia do TikTok é que mais tipos diferentes de vídeos apareçam em um feed do que mais do mesmo.
Segundo o próprio aplicativo “Ao otimizar a personalização e a relevância, existe o risco de apresentar um fluxo cada vez mais homogêneo de vídeos. Essa é uma preocupação que levamos a sério enquanto mantemos nosso sistema de recomendações”.
“Vivemos numa bolha de informação porque a maior parte dos algoritmos só mostram o que a gente gosta, o TikTok quebra um pouco essa lógica, pois ele mostra outros tipos de conteúdo, mesmo que você não siga o produtor daquele conteúdo”.
Pedro Mota, especialista em Marketing Digital Jurídico.
Por que você deve considerar essa rede social, na hora de planejar a sua estratégia?
O fato é que os conteúdos em formato de vídeo chegaram para ficar e não tem mais volta!
O YouTube por exemplo é o segundo maior buscador do mundo e não para de crescer.
Cada vez mais consumimos conteúdos em vídeo e a pandemia do coronavírus trouxe uma aceleração de crescimento para esse mercado.
Outro ponto é que antes de fazer qualquer julgamento em relação a rede social, você precisa saber quem é o seu público-alvo.
Se o seu público está nessa rede social, então você deve estar!
Obviamente que quando se trata de marketing jurídico devemos sempre ter em mente as diretrizes do Código de Ética e Disciplina da OAB e o Provimento 94/2000 do Conselho Federal da OAB.
Os conteúdos devem ser meramente informativos, não devem mercantilizar a profissão, não devem configurar captação de clientela e sempre prezar pela sobriedade e discrição da advocacia.
Agora levar conhecimento ao público, seguindo as diretrizes da OAB, em uma rede social onde o seu público está, é uma excelente estratégia!
Se você for pioneiro no assunto então, melhor ainda.
Você estará construindo uma audiência onde a concorrência é baixa, sem falar que o TikTok, por ser uma rede social mais nova, entrega um alcance infinitamente melhor que outras redes como Facebook e Instagram.
Além disso, o TikTok já deixou de ser só dancinha, um estudo da Global Web Indexde (Junho/2020), indica que um quarto dos usuários utilizam o aplicativo para aprender a fazer coisas novas.
É uma tendência utilizar o TikTok como um meio de ensinar e aprender.
Não é porque você está no TikTok que você não pode ser sério e levar conteúdo informativo e de qualidade.
Quem disse que lá só tem dança? Provavelmente quem diz isso, não conhece de fato essa rede.
A principal mensagem desse artigo é justamente fazer você pensar no seu público e na sua estratégia antes de aderir a essa rede social.
- Qual a rede social o seu público utiliza mais?
- O público jovem consome o seu conteúdo/serviço?
- Você considera o seu conteúdo importante e útil para o público jovem?
- Qual tipo de conteúdo o seu público necessita?
LGPD e TIKTOK
No relatório do Jus Analytics de setembro, sobre o tema LGPD, (clique aqui para receber o relatório), a equipe do Jus Analytics analisou como a rede social está sendo utilizada para esse tema, que está tão em alta no momento.
Segundo levantamento realizado, considerando apenas a palavra-chave “LGPD” nas buscas, nas redes sociais Instagram, TikTok e Youtube, observamos que a rede social TikTok é pouco explorada para o tema.
Já as redes Instagram e Youtube, exploram bem mais, sendo possível encontrar diversos tipos de conteúdo relacionado à LGPD.
No Instagram observamos que aparecem escritórios de advocacia, entre os principais resultados, quando alguém busca a palavra-chave “LGPD”.
Já no Youtube, que é o segundo maior buscador do mundo, ficando atrás apenas do Google, os escritórios de advocacia não aparecem entre os principais resultados.
A equipe do Jus Analytics entende que aqui está uma grande oportunidade, não só pela relevância do Youtube como buscador, mas também porque segundo os especialistas, é uma das redes sociais com maior capacidade de crescimento, visto que o futuro da comunicação e distribuição de conteúdo é visual, ou seja, vídeo.
Ainda seguindo esta premissa do futuro da comunicação, o TikTok vem como uma grande aposta e consequentemente, com grandes oportunidades por ainda ser pouco explorado.
Quando se trata de LGPD é inegável que esse assunto é de extrema importância para as gerações mais jovens.
A geração Z, que é nativa digital, também está vulnerável a ter problemas com os seus dados pessoais e privacidade.
Então por que não conversar com esse público sobre um assunto tão importante?
Você não acha que por conta da transformação digital que estamos vivendo, com o passar dos anos essa área só tende a crescer e dados pessoais e privacidade são assuntos que independem da idade?
O seu cliente pode ser de uma geração mais nova, mais adepta a novas tecnologias. Logo, a sua audiência pode estar no TikTok e essa é uma análise que você tem que fazer.
A Rede Social TikTok é pouco explorada para o tema e isso pode ser uma grande oportunidade.
Luana Manzini